Entenda como é feito o transporte interestadual de cargas | Tucuruvi Mudanças
(11) 2209-7000

Dicas

31/08/2017

Entenda como é feito o transporte interestadual de cargas

Indústrias de todo o Brasil diariamente produzem diversos tipos de produtos e matéria-prima que serão distribuídos por todo o país e até internacionalmente. Para que isso seja possível, o transporte interestadual de cargas é um serviço essencial, garantindo o abastecimento de lojas, produtores secundários, empresas e residências.

Existem vários tipos de transporte de cargas, tais como: transporte de cargas perigosas, transporte de cargas não perigosas, transporte de carga secas e molhadas, diretas e mistas, entre outros. Cabe a cada transportadora a tarefa de decidir que tipo de carga irá transportar.

Vale destacar, entretanto, que essa atividade impõe diferentes obrigatoriedades fiscais e tributárias, de modo a garantir segurança tanto para as transportadoras quanto para a carga que está sendo levada. Por isso, é extremamente importante estar atento a cada um dos documentos e impostos que são aplicados no transporte de cargas.

Em geral, os documentos básicos para o transporte de cargas são:

  • Nota Fiscal Eletrônica – NF-e;
  • Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE;
  • Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e;
  • Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico – DACTE;
  • Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais – MDF-e;
  • Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais – DAMDFE.

Outra importante taxa que é aplicada sobre o transporte de cargas é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços (ICMS), tributação que tem alcance nacional e que só pode ser instituída ou alterada pelos estados.

O ICMS tem como principal característica fazer com que determinados produtos sofram tributação no decorrer de sua produção, além de ser considerado indireto e regressivo, ou seja: quem ganha menos paga mais. Ele é injetado em qualquer etapa do transporte da mercadoria ou de prestação de serviço que se locomova dentro ou fora do município ou estado.

Para que o transporte interestadual de cargas seja realizado com total segurança e confiabilidade, é preciso contratar uma empresa especializada neste tipo de processo — como é o caso da Tucuruvi Mudanças e Transportes, que garante tranquilidade e satisfação a seus clientes, além de disponibilizar profissionais altamente capacitados e treinados para o manuseio e transporte de qualquer espécie, volume e peso de carga.

Fonte: Redação

Leia também

Mantenha-se atualizado

13/03/2020

3 Vantagens em fazer a mudança de casa na sexta-feira

Quem acompanha as postagens aqui no blog já conferiu alguns conteúdos relacionados ao tema de hoje, como sobre os melhores dias para se realizar uma mudança de residência e vários outros. E no conteúdo de agora, continuamos na mesma linha e apresentamos as três principais vantagens da mudança na sexta-feira. Já pensou nisso? Continue a leitura […]

09/03/2020

5 razões para locar um espaço de Self Storage para mudança

O Self Storage é uma saída inteligente

09/03/2020

Afinal, pode fazer mudança no domingo ou feriado? Veja as normas de mudança em condomínio!

Veja as normas de mudança em condomínio!

05/02/2020

Mudança internacional: entenda a importância do container e como pode ser usado no transporte

Toda e qualquer modalidade de mudança exige nível máximo de profissionalismo da empresa responsável.

05/02/2020

Lista de mudança pessoal: o que levar com antecedência e o que fica com o caminhão de transporte?

Quando chega a hora de pesquisar sobre serviços de mudança ou mesmo organizar a lista de mudança pessoal, é preciso ter atenção para não deixar nada para trás.

05/02/2020

Confira 3 dicas de como se preparar para fazer mudança na sexta

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed laoreet tellus non dolor tincidunt, nec tristique urna euismod.

Orçamento rápido

preencha o formulário

Desde 1968 atuando no ramo de transporte de mudanças residenciais, comerciais...